Castelo

Primeira grande edificação civil portuguesa no Brasil e foi um marco do início da colonização no país.

Casa da Torre de Garcia D’ávila

Durante três séculos, o monumento foi habitado por 10 gerações da família Garcia D’ávila e foi palco de um dos maiores acontecimentos da época.

 

Construída no alto da Colina de Tatuapara, a Casa da Torre de Garcia D’ávila é a primeira grande edificação civil portuguesa no Brasil e foi um marco do início da colonização no país. O monumento foi construído entre 1551 e 1624 e, inicialmente, foi utilizado como uma fortificação para proteger o território colonial de Portugal, devido a sua localização estratégica. Mais tarde, se tornou a sede do maior latifúndio da época, que se estendia da Bahia até o Maranhão.

Por esses motivos, atualmente, as ruínas da Casa da Torre atraem visitantes do mundo inteiro e são uma das principais atrações turísticas de Praia do Forte, distrito de Mata de São João. Com um lindo cenário cheio de belezas naturais e uma vista esplêndida para o mar, é o lugar ideal para fotografias. A apenas 3 km da Vila de Pescadores, o ambiente foi recentemente restaurado e possui um novo Museu recheado de tecnologia e interatividade. Na sua viagem a Praia do Forte, não deixe de incluir em seu roteiro essa maravilhosa experiência.

Durante três séculos, o monumento foi habitado por 10 gerações da família Garcia D’ávila e foi palco de um dos maiores acontecimentos da época. A construção foi iniciada pelo primeiro Garcia D’ávila, um jovem empreendedor, que possivelmente era filho do Governador Geral, Tomé de Souza. Em 20 anos, ele se tornou o homem mais rico da colônia. A sede de suas terras, o Castelo em Tatuapara, defendia o litoral norte contra as tentativas de invasões, principalmente dos holandeses e franceses.