Sobre a FGD

A Fundação Garcia D’Ávila é responsável pela preservação e manutenção da Casa da Torre, também conhecida como Castelo Garcia D’Ávila

Fundação Garcia D'Ávila

Entidade sem fins lucrativos

A Fundação Garcia D’Ávila é responsável pela preservação e manutenção da Casa da Torre, também conhecida como Castelo Garcia D’Ávila, primeira edificação fortificada e única construção das américas com caraterísticas medievais, erigida em 1551, no alto da Colina de Tatuapara.

Devido a sua relevância histórica e cultural, em 1938, o Castelo Garcia D’ávila foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No entanto, em 1970, o empresário paulista Wilhelm Hermann Klaus Peters adquiriu a Fazenda Praia do Forte e dedicou-se em inserir o local no cenário turístico. Em um ambicioso projeto ecoturístico iniciado por ele, liderou também a instituição da Fundação Garcia D’ávila, que é responsável pela preservação e manutenção da Casa da Torre, comumente conhecida como Castelo Garcia D’ávila.

A entidade sem fins lucrativos, entende a importância da construção como patrimônio histórico brasileiro e em parceria com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional), preserva o monumento. Assim, as ruínas da Casa da Torre se transformaram em centro cultural e museu aberto à visitação pública.